sábado, 19 de setembro de 2009

Depois dos trinta...

Hoje eu ouvi uma exclamação meio que preocupada do Bruno, dizendo que já estava chegando aos trinta, e resolvi escrever um pouquinho para acalmá-lo e ao mesmo tempo dizer que para nós mulheres algumas coisas são infinitamente mais complicadas para aprendermos a lidar do que para os homens.
Por incrível que pareça fazer trinta anos é muito mais do que dormir com vinte e nove e acordar com uma nova idade. Acho que naturalmente a gente sente as coisas mudando...e mudam para melhor. A melhor delas talvez seja uma certa maturidade que a gente vai percebendo, de repente por já ter vivido muita coisa legal e agora a gente sabe o que pode continuar a viver com mais responsabilidade do que os vinte anos, e o que precisamos deixar lá na experiência que valeu a pena...ou não valeu né..enfim.
A gente fica meio chato às vezes, filosófa demais...quase que quer que os mais novos saibam que já passamos por isso e que basta ouvir e fazer o que estamos dizendo que essa etapa será pulada para eles...como se isso fosse resolver os problemas do mundo.
A maturidade é realmente o melhor presente da vida...principalmente se vc esquecer que está envelhecendo e se lembrar só de sentir os prazeres de já conhecer um monte de coisas e poder aprender com mais atenção um monte de coisas que ainda estão acontecendo.
O metabolismo fica mais lento e sentimos sim as gordurinhas insistindo em viver com a gente...e quando precisamos que elas sumam, é a coisa mais complicada do mundo, mais batalhadora, mais f* de acontecer...Os cabelos brancos começam e chegar e se vc não curtir essas mudanças de corpo, relaxar e se cuidar, é bom começar a procurar mesmo um psicólogo, porque inevitávelmente você terá que acordar todos os dias e o espelho lhe mostrará todas as mudanças. Mas calma Bruno..para os homens muitas coisas se transformam em charme...cabelos grisalhos, corpos maiores, enfim...tem um monte de coisas que você não precisa sentir como nós mulheres sentimos mais.
Então relaxe, e aproveite porque se tem algo que minha experiência permite dividir com você é que ter trinta anos é MUITO bom. Não tenha medo de nada...ainda mais vc que é uma pessoa que gosta de viver e tem uma luz tão especial. Vale muito a pena...tudo é maior e mais intenso...mais pensado, mais cuidado e tem outra coisa...somos privilegiados por vivermos em uma época onde não se percebem mais as idades, e elas fazem pouca diferença...vivemos em meio a amigos que não pensam na velhice...vamos vivendo e vivemos mesmo tudo, e é isso que conta...
(Bruno tem 27 anos e eu já estou há uma década na frente dele)

Um comentário:

  1. Amiga, eu gostaria bem de ter ficado nos 30 mesmo. Estar mais perto da idade da Loba tem me deixado meio... preocupada... rsrs
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir